sexta-feira, 31 de julho de 2015

Os Powers no Excel 2016

Hoje, após finalizar o upgrade do Windows 10 e testar todos os aplicativos para ver as perdas, finalmente resolvi instalar o Office 2016 Professional Retail no meu notebook.

Office instalado e ativado, fui conferir as funcionalidades da família Power, uma vez que a versão que eu tinha acesso não ativava esses recursos (Office 365 Home Premium).

Primeira verificação, ativar Power Pivot e Power View no Excel, nas opções de Com Add-Ins:


Opções do Excel
.


Gerenciador de Add-ins

Seleção de Add-ins

Com os Add-Ins selecionados, vamos ver as abas e ribbons do Excel, de cara a aba do Power Pivot já aparece no local esperado:



Agora, vamos ver como esta o Power Query, não instalei nenhum suplemento. O Power Query já foi incorporado na ribbon New Query, na aba Data, conforme imagem abaixo:


O Power Maps apareceu como ribbon após ativado, não foi preciso instalar nenhum plugin, mas e o Power View? O mesmo não está presente na aba Insert, local onde era disponível na versão 2013.


Durante a instalação, o Marcos, meu colega de trabalho, que escreve para o blog Dataficação, comentou comigo que agora era necessário incluir a ribbon manualmente. Comecei a procurar nas propriedades e customizações do Excel, apesar do Power View estar marcado como ativo, não consegui adicionar a ribbon do Power View. Ai, o Marcos me passou o link deste blog, onde fala como adicionar a mesma.

Nas opções do Excel, acesse a opção customize ribbon, e na coluna direita, expanda a opção Insert.
Depois de selecionar a opção Insert, clique em New Group:

Seguindo o exemplo do post,  troquei o nome do grupo para Insert Report:



Agora na coluna da esquerda, em Choose commands from, selecione a opção Commands Not in the Ribbon.



Com o grupo Insert Report selecionado do lado direito adicione o comando Insert a Power View Report.


Pronto, a ribbon já está disponível na aba Insert:



Lembrando que a versão do Office 2016 ainda está no Preview, então, até o lançamento oficial, isso pode mudar. Vamos acompanhar as novidades de perto, a seguir, estarei escrevendo sobre o Datazen, nova forma de disponibilizar dashboards e KPIs para dispositivos mobile.

Até a próxima!!!

4 comentários:

  1. Bom dia, tenho o Office 365 Home.
    Na minha aba de suplemento não aparece o Power Pivot, como procedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, na versão anterior, o addins da família Power, incluindo o PowerPivot só eram disponíveis para a versão professional. Infelizmente, o 365 Home não tem o addin, é para uso doméstico. Acredite, tive o mesmo problema. Para começar a testar, eu baixei o profissional evaluation, e ativei o que uso atualmente com uma assinatura do 365 ProPlus.

      Excluir