quarta-feira, 22 de maio de 2013

SQL Server, não se capacita quem não quer!!!


Sei que já tem um tempo que não posto nada técnico, mas o trabalho, estudo e família tem tomado praticamente 100% do meu tempo, mas em breve estarei postando mais artigos técnicos.

Hoje vou falar um pouco sobre capacitação em SQL Server. Há N maneirar de se encontrar material para
estudos nesta plataforma de dados, e como diz o titulo do post, só não aprende quem não quer!

Como opções de estudos, inicialmente podemos acessar o Microsoft Virtual Academy, que além de SQL Server, possui materiais para diversas ferramentas Microsoft, onde é disponibilizado videos, artigos e um teste dividido em varias etapas e segmentos.

Para quem já trabalha com Oracle, neste mesmo canal existe um treinamento especifico focado em mostrar como trabalhar com o SQL Server, focando no profissional multiplataforma, o que é muito útil, uma vez que as empresas hoje não possuem somente um player de banco de dados, e a consolidação de diversas fontes é um dos desafios na hora de gerar indicadores e relatórios.

Pede-se também utilizar maquinas virtuais disponibilizadas no Azure pelo Virtual Labs, são treinamentos focados no aprendizado das novas funcionalidades do SQL Server 2012, onde o usuário pode botar a mão na massa e implementar recursos desde testar o Visual Studio para trabalhar com o SQL Server, implementar serviços de alta disponibilidade com o Always On Availability Group a criar relatórios com o PoweView, nova ferramenta de relatórios em browser desenvolvida pela equipe de Reporting Services tanto para o profissional de TI quanto para o usuário final.

Uma coisa que não posso deixar de comentar aqui, é que o SQL Server possui um material de ajuda chamado Books On-line, muito útil nos momentos de dificuldades.

Hoje falamos muito de serviços na nuvem, e a MS disponibiliza por 90 dias uma conta trial para ser utilizado com diversos serviços, como o SQL Database, levantar VMs com diversos sistemas operacionais, criação de sites entre outros. Para utilizar a conta, é necessário utilizar um cartão de crédito, e no fim dos 90 dias, a Microsoft avisa que a conta está expirando e dá a opção de ativar a conta e cobrar no cartão. Só tem que tomar cuidado com uma coisa, existe algumas limitações de utilização, tudo explicado no site, e dependendo do uso, sua utilização pode ser paralisado por 30 dias, e é perguntado se quer ativar a conta para continuar a utilizar os recursos. Cuidado aqui para não sofrer cobranças indesejadas.

Além de todas essas facilidades, ainda podemos contar com todos os tipos de materiais disponíveis na rede, seja artigos, videos no youtube, webcasts on-line. Por exemplo, a pouco aconteceu um evento chamado MVP Virtual Conference, onde profissionais de várias tecnologias Microsoft palestram sobre as ultimas tendencias e novidades.
Sobre SQL Server, você pode conferir as palestras no Channel 9.

Também já temos agendado um evento no Rio de Janeiro em agosto de 2013, chamado de SQL Saturday, está é a 4º edição (Edição 245) a ser realizado no Brasil, totalmente grátis, e já está com as inscrições abertas. Confira a oportunidade de ver palestras ao vivo com o melhores profissionais de SQL Server do Brasil. Para ter uma ideia, na ultima edição (147) do Brasil que foi realizada em Recife em 2012, tivemos a presença do MVP e MCM Dennis Cherry,  falando sobre alta disponibilidade e criptografia no SQL Server.

Além de muitas outras opções de estudos, depois é possível realizar as certificações, que em breve terá seu próprio post. Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário