Boa noite, depois de muitas palestras sobre SQL Server
nesses dois dias, vamos voltar com os posts sobre BI no Sharepoint 2013. Hoje
vamos criar um relatório no Reporting Services 2012.
Hoje, temos duas ferramentas para a criação de relatórios, o
SQL Server Data Tools, que vem junto com a instalação do SQL Server 2012, onde
trabalhamos em um ambiente do Visual Studio 2010, e temos o
Reporting Builder 3
(você pode baixa-lo neste link),
uma ferramenta para relatórios AD-HOC, com a cara do Office, ideal para criação
de relatórios pelos usuários finais e até mesmo pela área técnica.
Abra o SQL Server Data Tools e clique em New Project...
Selecione o template de Reporting Services, neste exemplo,
vou criar o relatório manualmente para já começar a mostrar algumas opções da
ferramenta, mas fique à vontade para criar o seu no Wizard.
Clique na pasta Reports com o botão direito do mouse e
selecione as opções Add -> New Item...
Selecione a opção Report.
Vamos começar criando uma conexão para o banco de dados
OLAP. Perceba que temos no lado direito a aba Solution Explorer, onde criamos o
relatório, temos também a opção de criar conexões e consultas que podem ficar
armazenadas e podem ser utilizadas por diversos relatórios. Com isso, podemos
reaproveitar esses objetos, e para dar manutenção, temos que configurar somente
esses objetos. Em um ambiente com poucos relatórios é bem tranquilo gerenciar
conexões e dados encapsulados, agora, isso muda drasticamente em ambientes com
dezenas, centenas de relatórios.
Na aba Report Data, clique com o botão direito em Data
Source e Add Data Source...
Estamos criando um data source encapsulado (Embedded
connection) no relatório, então defina o nome da conexão, selecione o tipo
Microsoft SQL Server Analysis Services e clique no botão Edit...
Entre com o nome do servidor e selecione o cubo desejado.
Clicando em Test Connection, você confirma se a conexão está
ok.
Na opção Credential, você pode definir qual o usuário que a
conexão utilizará para se conectar ao base de dados.
Agora vamos criar a camada de dados, clique em Datasets e
Add Dataset...
Entre com um nome para o dataset, selecione a opção Use a
dataset embedded in my report, selecione o data source criado a pouco e clique
em Query Designer...
Aqui, podemos expandir as informações de medidas e dimensões
e arrastar os campos desejados. Arraste para o centro da janela os seguintes campos:
Measures:
Internet Sales - Internet Total Product Cost e
Internet Sales Amount
Dimensions:
Date - Calendar - Calendar Year
Sales Territory -
Sales Territory Country
Na aba fields, na coluna field Name, altere os nomes para as
colunas para uma melhor visualização. Não vou trabalhar agora com filtros e
paramêtros.
Agora, na aba Toolbox, vamos arrastar uma Matrix para o
corpo do relatório. Você pode também clicar com o botão direito do mouse no
corpo do relatório e selecione a opção insert.
Arraste os campos do Dataset criado para as células da
Matriz. Note que podemos utilizar a barra de ferramentas como se estivéssemos
utilizando um documento de Word ou Excel.
Agora vamos adicionar uma linha logo abaixo da célula com
os dados de Ano. Vamos deixar essa linha dentro do agrupamento Year.
Agora, vamos criar uma nova coluna dentro do grupo Year na
linha que acabamos de criar.
Clicando duas vezes na primeira célula do grupo year, vamos
habilitar a opção de escrita na célula, igual ao que ocorre na planilha de
Excel, clique com o botão direito e selecione a opção Create Placeholder.
Defina o nome e clique na opção de criar uma expressão para
o valor.
ntre com a seguinte
expressão: =sum(Fields!Sales_Amount.Value)
- sum(Fields!Total_Product_Cost.Value) . Só para lembrar, se você
definiu nomes diferentes nos campos do dataset, você tem que adequar a
expressão como os nomes que vocês escolheram para as colunas. Você pode
conferir os nomes na categoria Fields.
Na aba Number, como estamos trabalhando com valores em dólar
americano, vamos configurar a categoria para Currency, e defina as opções de
visualização que você preferir na hora de mostrar esta informação no relatório.
Repita os passos para criar o Placeholder na segunda coluna
criada no grupo Year. Vamos criar agora a informação de % do profit. Perceba
que agora, não estamos tomando o cuidado para que não haja divisão por 0. A expressão é: =sum(Fields!Total_Product_Cost.Value) / sum(Fields!Sales_Amount.Value) .
Agora selecione a categoria Percentage na aba Number e
clique em Ok.
Para melhorar um pouco a visualização, vamos mesclar o label
Country. É só selecionar as duas células e clicar com o botão direito do mouse
sobre a seleção.
Agora com a célula mesclada selecionada, vá na aba
Properties (F4), na seção Alignment, na opção VerticalAlign, selecione Middle.
Agora, como na planilha de Excel, podemos alterar a cor de
fundo das células, das bordas. Aqui, vamos alterar a cor de alguns campos.
Para deixar a brincadeira mais interessante, vamos adicionar
um indicador ao relatório. Crie uma nova coluna no grupo Year, e arraste o
indicador para a célula.
Selecione a forma de indicador desejado.
Agora, clique sobre o indicador, e vamos definir o valor a ser medido pelo indicador.
Vamos utilizar a mesma expressão utilizada para definir o
campo %.
Agora, vamos editar as métricas do indicador, clique no
ícone de propriedades.
Entre com um nome para o indicador, caso queira configurar o
ToolTip, lembre-se que o valor a ser mostrado deve ser convertido para string.
Na opção Value and States, podemos definir os valores de
range do indicador. Só para lembrar que quando definimos a opção percentage na
configuração do Placeholder, ele pega o valor retornado e multiplica por 100
concatenando o valor com o sinal de %. Aqui, estamos trabalhando com valores
decimais.
Clicando com o botão do mouse na tela do relatório, podemos
adicionar um cabeçalho no relatório, útil quando temos que configurar
informações que tem que aparecer em todas as páginas do relatório.
Adicione um textbox no Header, e entre com um título para o
relatório.
Clicando na aba Preview, você pode visualizar o relatório.
Com isso, temos nosso primeiro relatório pronto. O próximo post,
vamos publica-lo no site de Business Intelligence do SharePoint 2013.
Boa Noite Pessoal!
Seus tutoriais tem me ajudado muito. Parabéns e muito obrigada por compartilhar seu conhecimento. É bem didático e fácil de pegar.
ResponderExcluirmuito bom cara! amei
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