Bem
gente, com o fim do ano, as tarefas aumentam, os dias não parecem ter 24 horas,
e as cobranças aumentam, mas dando continuidade ao post anterior, vamos
realizar o deploy do relatório criado na biblioteca de relatórios no Site de BI
do SharePoint 2013.
Entrando no site, podemos ver que não há nada relacionado a relatórios do Reporting Services no conteúdo do site de BI.
No Data Tools, vamos configurar o projeto para fazer o deploy do relatório no SharePoint. Na janela Solution Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do projeto e selecione a opção Properties.
Agora, devemos configurar onde o projeto deverá colocar os
objetos. Você deve entrar com a url do site, no nosso caso, vamos apontar para
o site de BI. O targetServerURL deve apontar para o endereço do site principal.
Os outros campos devem ser preenchidos com a mesma url + o nome da pasta que
você deseja para organizar os objetos. Quando o deploy for realizado, caso o
caminho não exista, será criado uma biblioteca direto no site do SharePoint.
A configuração ficou assim:
TargetDataSourcesFolder: http://<site>/Reports/DataSources
TargetReportFolder: http://<site>/Reports/Reports/AdventureWorks
TargetReportPartFolder: http://<site>/Reports/ReportsPart
TargetServerURL: http://<site>/Reports/
Não dá para ver na imagem, na opção ReportFolder, a url está
terminando com uma /. Isso gera um erro, mas não impossibilita o deploy. Se quiser fazer o teste, deixe a / e realize o deploy duas ou três
vezes, e você terá uma mensagem de erro, mas o relatório estará lá, mesmo
recebendo a mensagem que o deploy falhou.
Ex.: TargetReportFolder: http://<site>/Reports/Reports/AdventureWorks/
Isso não se aplica no TargetServerURL.
Agora, vamos realizar o deploy, clique com o botão direito
do mouse novamente sobre o nome do projeto na janela Solution Explorer e clique
em Deploy.
Deploy com sucesso, vamos conferir no site de BI.
Pronto, já podemos visualizar no conteúdo do site a
biblioteca Reports.
Dentro da biblioteca, podemos ver a pasta onde colocamos o
relatório.
Clicando na pasta, podemos ver o relatório. Aqui, podemos
realizar algumas configurações, que serão assunto para outros posts, como
configurações de alertas, assinaturas e até mesmo configurações de usuários e
senhas dos data sources. Clique no relatório.
Pronto, temos nosso relatório disponível no SharePoint.
Agora é só brincar.
As bases de dados utilizadas neste exemplo você pode
conseguir no site da codeplex neste link.
Agora, vou pesquisar
sobre o PowerView e como realizar um relatório, pois ainda não instalei o
PowerPivot, que era requisito para o SharePoint 2010. Peço desculpas pela
demora entre os posts, mas fim de ano é mesmo complicado!
Abraços!
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