quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Criando um Workbook do PowerPivot no Excel 2013

Fala pessoal, passado o Natal, depois de comer muito e ganhar alguns quilos, vamos ver se até o fim deste ano conseguimos fazer o deploy de uma planilha do PowerPivot no SharePoint.

Hoje vamos mostrar como carregar os dados de um banco de dados do SQL Server para o PowerPivot no Excel. Para mim, o PowerPivot é o pai do novo modelo tabular no SQL Server 2012, e a Microsoft vem investindo nesta feature.

O PowerPivot foi desenvolvido no Excel 2010, e
na época, foi um grande avanço para quem gosta de trabalhar com planilhas, aumentando a capacidade do Excel armazenar mais de 1.048.576 linhas por 16.384 colunas. Ele também possibilita realizar um Mashup de dados de diversas fontes de dados, podendo criar relações heterogêneas entre os dados, e ainda podendo utilizar data analysis expressions (DAX), uma nova linguagem que amplia a manipulação dos dados parecida com a que já existe no Excel. Você pode achar mais informações sobre o PowerPivot neste link. Aqui, já mostrei como habilitar o PowerPivot no Excel 2013 ou baixar o addin para o Excel 2010. Você pode conferir aqui. Informações sobre o PowerPivot no Excel 2013, é só acessar este link.


Em uma planilha do Excel 2013 com o addin do PowerPivot habilitado, clique na aba PowerPivot e clique em Manage.



Na aba Home, clique em From Database e selecione o tipo de conexão. 
Neste caso, vou pegar informações direto de um banco relacional do SQL Server.




Entre com as informações conexão com o servidor de banco de dados.



Aqui, você pode gerar uma consulta SQL para os dados que quer importar, neste caso vamos trabalhar a lista de tabelas do banco.



Aqui, já podemos utilizar o recurso de tabelas relacionadas, selecione a tabela FactSales e clique em Select Related Tables. 
Note que foram marcadas 6 tabelas de dimensões relacionadas a fato.




Na coluna Friendly Name, podemos alterar o nome que cada tabela terá no PowerPivot. 
Você também pode gerar filtros para eliminar dados desnecessários na importação. 
Selecione também as tabelas DimProductCategory e DimProductSubcategory. 
Clique em Finish.



Pronto, temos os dados carregados para o workbook do PowerPivot. 
Note a quantidade de linhas carregadas da tabela Sales.



No canto inferior direito da tela, você pode alterar a forma de visualização. 
Selecione a opção Diagram.
Note que todas as tabelas estão relacionadas, inclusive a ProductCategory e ProductSubcategory. 
Volte para a visualização em Grid



Na aba Sales, clique em Add Column e entre com a seguinte expressão: 

                                          =Sales[SalesAmount] - Sales[TotalCost]

Depois, renomeie a coluna para Profit.
Salve o workbook do PowerPivot.




Clique em PivotTable e vamos gerar um relatório das informações carregadas. 
Neste exemplo, selecionei a opção PivotChart. 
Selecione a posição onde deseja plotar o Gráfico.



Pronto, agora, só temos que arrastar os dados desejados para criar o relatório.



Neste exemplo, ficou assim:
  • Legends: ProductCategory Name
  • Axis: CalendarYear
  • Values: Profit



Depois de criado o gráfico , na aba Insert, clique no gráfico, e depois em Timeline. 
Esta é uma nova funcionalidade do Excel 2013.



Vamos criar o timeline para o campo Datekey.



Pronto, agora temos um linha de tempo que irá filtrar os dados de acordo com a seleção.

No próximo post, vamos criar uma biblioteca do PowerPivot e fazer o deploy no SharePoint 2013.

Até lá!

Um comentário: