quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Deploy de Relatório do Reporting Services no SharePoint 2013

Bem gente, com o fim do ano, as tarefas aumentam, os dias não parecem ter 24 horas, e as cobranças aumentam, mas dando continuidade ao post anterior, vamos realizar o deploy do relatório criado na biblioteca de relatórios no Site de BI do SharePoint 2013.




Entrando no site, podemos ver que não há nada relacionado a relatórios do Reporting Services no conteúdo do site de BI.



No Data Tools, vamos configurar o projeto para fazer o deploy do relatório no SharePoint. Na janela Solution Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do projeto e selecione a opção Properties.



Agora, devemos configurar onde o projeto deverá colocar os objetos. Você deve entrar com a url do site, no nosso caso, vamos apontar para o site de BI. O targetServerURL deve apontar para o endereço do site principal. Os outros campos devem ser preenchidos com a mesma url + o nome da pasta que você deseja para organizar os objetos. Quando o deploy for realizado, caso o caminho não exista, será criado uma biblioteca direto no site do SharePoint.


A configuração ficou assim:

           TargetDatasetFolder: http://<site>/Reports/Datasets
TargetDataSourcesFolder: http://<site>/Reports/DataSources
TargetReportPartFolder: http://<site>/Reports/ReportsPart
TargetServerURL: http://<site>/Reports/


Não dá para ver na imagem, na opção ReportFolder, a url está terminando com uma /. Isso gera um erro, mas não impossibilita o deploy. Se quiser fazer o teste, deixe a / e realize o deploy duas ou três vezes, e você terá uma mensagem de erro, mas o relatório estará lá, mesmo recebendo a mensagem que o deploy falhou. 

Isso não se aplica no TargetServerURL.




Agora, vamos realizar o deploy, clique com o botão direito do mouse novamente sobre o nome do projeto na janela Solution Explorer e clique em Deploy.




Deploy com sucesso, vamos conferir no site de BI.




Pronto, já podemos visualizar no conteúdo do site a biblioteca Reports.




Dentro da biblioteca, podemos ver a pasta onde colocamos o relatório.




Clicando na pasta, podemos ver o relatório. Aqui, podemos realizar algumas configurações, que serão assunto para outros posts, como configurações de alertas, assinaturas e até mesmo configurações de usuários e senhas dos data sources. Clique no relatório.




Pronto, temos nosso relatório disponível no SharePoint. Agora é só brincar.

As bases de dados utilizadas neste exemplo você pode conseguir no site da codeplex neste link

Agora, vou pesquisar sobre o PowerView e como realizar um relatório, pois ainda não instalei o PowerPivot, que era requisito para o SharePoint 2010. Peço desculpas pela demora entre os posts, mas fim de ano é mesmo complicado!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário