segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Instalando o Analysis Services para uma Farm existente do SharePoint 2013


Fala pessoal, acabei me deparando com um problema quando fui implementar o PowerPivot no SharePoint 2013. 
Um dos requisitos para que ele funcione com o Excel Services, é que já tenha uma instância do Analysis Services no modo SharePoint instalado. 
Quando fui verificar o serviço SQL Server Analysis Services no SharePoint, o
mesmo não existia, então, vamos realizar a instalação do Analysis Service para o SharePoint.
Obrigatóriamente, o nome da instância deve ser PowerPivot, isso é um requisito da feature para o SharePoint, e não poderá ser instalada se já ouver uma instância com esse nome. 
Outra exigência é que o Analysis Services esteja no dominio da Farm do SharePoint.
Importante, não esqueça de instalar o SP1 após a instalação do Analysis Services, isso me gerou algumas horas de dor de cabeça, e só consegui achar o problema quando fui analisar os logs do Sharepoint. No meu caso, utilizei uma instalação que já possui o SP1 integrado.

Vamos executar a instalação do SQL Server 2012 Standalone. 



Não vou repassar as telas de checagem e licença, depois destas etapas, vamos selecionar a opção SQL Server PowerPivot for SharePoint, essa instalação vai disponibilizar a opção para instalar o Analysis Services, vai instalar o aplicativo para configuração do PowerPivot para o SharePoint 2010, e como no meu caso eu já tenho uma instância do SQL Server para o SharePoint, não vou adicionar a base relacional.



Aqui você vai notar que a Feature do Analysis Services já são marcadas obrigatoriamente. Clique em Next.





Aqui vem a verificação para saber se já existe uma instância com o nome PowerPivot. Clique em Next.




O nome já vem definido para a instância, defina onde ficarão os binários e clique em Next.



Com a verificação de disco ok, clique em Next.



Entre com a conta de serviço (domain account) e senha. Clique em Next.




Aqui, quando estou em um ambiente de testes, procuro manter esta opção ativa, mas ai fica a seu critério se vai mandar o relatório de erros para a Microsoft.




Com a configuração Ok, clique em Next.




Agora é finalizar clicando em install.




A instalação é bem rápida, uma vez que já tinha os clients e ferramentas instaladas.




Vamos utilizar o Management Studio para acessar a instância e verificar se está ok. Note no ícone da instância, é diferente do ícone do modo tabular.

Depois de instalado a instância do Analysis Services para PowerPivot, vamos registrar esta instância no serviço do Excel no SharePoint 2013. Isto é necessario para que possamos trabalhar com a atualização de dados, filtros, slices e timeline no site do PowerPivot.





Na central de administração do SharePoint, no Application Management, clique em Manage Service application.




Localize o clique no Excel Services Application.


Clique na opção Data Model Settings.




Clique em Add Server




Entre com o servidor que acabamos de instalar e se quiser, entre com uma descrição para ele. 
Clique em OK.



Pronto, já temos nosso servidor de Analysis Services registrado no SharePoint. 

Nos próximos posts, vamos criar um worbook com PowerPivot no Excel 2013 e uma galeria do PowerPivot no SharePoint 2013 para testar a funcionalidade. 
Por hoje é isso pessoal!



Um comentário:

  1. Olá Luiz,
    muito bom seu post sobre a instalação, parabéns.

    A empresa de um amigo possui sharepoint 2010 (acho que é essa versão) e eu gostaria de implementar umas visões no PowerPivot 2013 e exportar no sharepoint para alguns clientes acessarem via web.
    Me informaram que tenho que adicionar um plugin do PP no sharepoint para que consiga fazer a exportação, isso confere ? Seria só mais um plugin ou tem mais coisas ?

    Minhas dúvidas são também com relação às licenças específicas para o PP funcionar no sharepoint.
    Todos os softwares possuem suas respectivas licenças mas será que vou precisar instalar/comprar algo a mais ?

    Desde já te agradeço muito.

    Um grande abraço

    Cid Nazareth (cidnazareth@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir