sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Configurando o PerformancePoint 2013

Boa noite gente, hoje vou mostrar aqui como configurar o serviço do PerformancePoint 2013, que é praticamente a mesma da versão 2010. Com as configurações de hoje, vamos permitir o serviço do PerformancePoint acessar bases de dados do SQL Server 2012.






Primeiro vamos verificar se o serviço do PerformancePoint está rodando, lembre-se que quando estávamos criando a web application, deixamos este serviço na configuração padrão.

Clique em Manage services on server no Application Management na Central de Administração do SharePoint.



Clique em Manage services on server no Application Management na Central de Administração do SharePoint.


Podemos ver que o serviço está iniciado.



Agora, vamos voltar no Application Management e clicar em Manage Service Application.
Aqui vamos realizar algumas configurações que serão responsáveis pela autenticação do SharePoint com outras aplicações e serviços. Mais informações sobre o Service Application neste link.


Vamos habilitar o Secure Store Services Application Proxy.




Clique em Generate New Key. No meu caso, já havia uma chave, então, estou gerando uma nova, mas este passo é obrigatório quando se acessa esta configuração de Proxy do Secure Store Services pela primeira vez.



Entre com uma senha para o controle do Secure Store Services. Guarde esta senha.



Voltando a tela do Manage Service Applications, agora vamos configurar o PerformancePoint Service Application.



Vamos ver três opções, clique em PerfromancePoint Service Application Settings.




Como podemos ver, ele já reconheceu o Secure Store Service Application que configuramos a pouco, agora, vou entrar com o usuário de domínio que tem permissão de acesso aos bancos do SQL Server e Analysis Services. Toda conexão que for feita por um data source do PerformancePoint, utilizara estas credenciais para acessar minhas bases de dados. Caso estivesse trabalhando com Kerberos, isso não seria necessário, e este será assunto para um post em breve.


Aqui, temos uma nova configuração, o Analysis Services EffectiveUserName, uma alternativa de permitir o envio de informações do usuário que está acessando a informação no cubo, utilizando as funcionalidades de controle de acesso a dados do Analysis Services por usuário. Esta configuração tem por premissa que a conta de gerenciamento do serviço do PerformancePoint seja administrador do Analysis Services. Por enquanto eu não habilitarei esta configuração!





Mantive o padrão das outras configurações para objetos do PerformancePoint. Caso tenha algo que deseje controlar melhor, e só entrar com os valores desejados. Clique em OK.



Agora, vou criar uma conexão com uma instância do Analysis Services para testar se as configurações estão corretas. Fiquei meio perdido para poder acessar o Dashboard Designer no SharePoint 2013. Primeiro clique em Site Contents.



Selecione qualquer biblioteca que tenha conteúdo do PerformancePoint. No meu caso, vou clicar em Data Connections.




Aqui, podemos notar uma aba, PERFORMANCEPOINT, nela, teremos acesso ao Dashboard Designer. Clique em Dashboard Designer e confirme que quer baixar a aplicação para a máquina.




Execute o Application Run.




Pronto, já temos o Dashboard Designer, agora, clique na aba Create.




Selecione a opção Data Source.




Vou criar uma conexão com o Analysis Services para o teste.



Mesmo com tudo configurado, a conexão não conseguiu encontrar o cubo. Estranho, está tudo configurado, ai fui dar uma olhada no Event Viewer para ver o que estava acontecendo.

 Olha a log:
The data source provider for data sources of type 'ADOMD.NET' is not registered. Please contact an administrator.
PerformancePoint Services error code 10115.


Então realmente eu lembrei que no pré-req do SharePoint 2010, esse provider era instalado, agora não vi ele na lista de pré-reqs do 2013. Então instalei o ADOMD.NET que baixei para a versão do SQL Server 2012 neste link, reiniciei o IIS, mas também não adiantou. Então voltei no Event Viewer.




Um novo erro estava acompanhando o antigo:

Unable to load custom data source provider type: Microsoft.PerformancePoint.Scorecards.DataSourceProviders.AdomdDataSourceProvider, Microsoft.PerformancePoint.Scorecards.DataSourceProviders.Standard, Version=15.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=71e9bce111e9429c

System.IO.FileNotFoundException: Could not load file or assembly 'Microsoft.AnalysisServices.AdomdClient, Version=10.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845dcd8080cc91' or one of its dependencies. The system cannot find the file specified.
File name: 'Microsoft.AnalysisServices.AdomdClient, Version=10.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845dcd8080cc91'
   at System.RuntimeTypeHandle.GetTypeByName(String name, Boolean throwOnError, Boolean ignoreCase, Boolean reflectionOnly, StackCrawlMarkHandle stackMark, IntPtr pPrivHostBinder, Boolean loadTypeFromPartialName, ObjectHandleOnStack type)
   at System.RuntimeTypeHandle.GetTypeByName(String name, Boolean throwOnError, Boolean ignoreCase, Boolean reflectionOnly, StackCrawlMark& stackMark, IntPtr pPrivHostBinder, Boolean loadTypeFromPartialName)
   at System.Type.GetType(String typeName, Boolean throwOnError)
   at Microsoft.PerformancePoint.Scorecards.Server.PmServer.InitializeCustomDataSourceProviders()
PerformancePoint Services error code 10107.

Ai sim fiquei confuso, ele está tentando utilizar o provider do SQL Server 2008 R2. Então baixei sem demora o provider x64 neste link que encontrei no google, desinstalei a versão mais nova apesar de não ser solicitado, mas para garantir que somente o provider antigo seria usado, instalei e reiniciei o IIS.




Depois de instalado, vamos voltar ao Dashboard Designer e configurar a conexão.




Agora sim, temos acesso ao banco no Analysis Services.




Na aba Properties, podemos configurar algumas informações da conexão, e podemos controlar a forma de localização do arquivo no dashboard designer.



 A terceira aba serve para configurar o data source para trabalhar com informações de tempo nas informações que serão recuperadas, mas não vamos falar disso agora.


Salve a conexão criada.





 Já podemos ver a conexão criada na biblioteca.

Para dar sequência aos posts, vou terminar as configurações do Reporting Services, e depois passamos para a parte de criação de relatórios e dashboards.

Abraços!

Um comentário:

  1. Luis, muy interesante tu post me ayudó a resolver el mismo problema que tuve. Gracias

    ResponderExcluir