quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Instalando os pré-requisitos do SharePoint 2013

Fala pessoal, para quem trabalha com as funcionalidades de BI do SQL Server, já sabe que o SharePoint já se tornou estudo obrigatório quando queremos apresentar uma boa solução de front-end. Lembro quando comecei a trabalhar com o PowerPivot no SQL Server 2008 R2 para realizar uma POC em cliente, e me deparei com um novo mundo, totalmente fora da minha área de trabalho que era Banco de Dados. Acontece que para
utilizarmos o PowerPivot do SQL com o SharePoint 2010, o mesmo tinha que ser instalado em farm, e quando instalávamos o PowerPivot em uma Farm existente, tínhamos alguns problemas com algumas dlls, mas isso é história para outro post... hoje, vamos falar somente da instalação dos pre-recs do SharePoint 2013.
 Para podermos realizar a instalação do SharePoint, antes precisamos realizar as instalações de alguns pré-requisitos, o que pode ser feito utilizando o prerequisiteinstaller que vem na instalação do SharePoint. O servidor em questão precisa ter acesso a internet, para que possa baixar as atualizações, ou podemos baixar os instaladores e realizar a opção manualmente.

No meu caso, estou realizando a instalação em um servidor com Windows Server 2012 Standard, com 12 Gb de memória.


Neste link, podemos ter algumas informações sobre requisitos de hardware e softwares necessários para este processo.

Como sou preguiçoso, claro que fui na instalação e logo cliquei em Install softwares prerequisites, como podemos ver na imagem abaixo.



Logo se iniciou algumas verificações e a configuração do IIS, que solicitou o boot do servidor para aplicar as configurações, como mostra a mensagem abaixo:

• Application Server Role, Web Server (IIS) Role: requires restart of the computer to complete installing

Servidor reiniciado, ele iniciou novamente o instalador de pré-requisitos, e como Murphy é muito meu amigo, olha a mensagem:

• Microsoft .NET Framework 4.5: was already installed (no action taken)
• Windows Management Framework 3.0: was already installed (no action taken)
• Application Server Role, Web Server (IIS) Role: configured successfully
• Microsoft SQL Server 2008 R2 SP1 Native Client: installed successfully
• Microsoft Sync Framework Runtime v1.0 SP1 (x64): installed successfully
Windows Server AppFabric: installation error
• Microsoft Identity Extensions: Installation skipped
• Microsoft Information Protection and Control Client: Installation skipped
• Microsoft WCF Data Services 5.0: Installation skipped
• Cumulative Update Package 1 for Microsoft AppFabric 1.1 for Windows Server (KB2671763): Installation skipped

Então, fui para a internet e acabei baixando o instalador AppFabric 1.1 for Windows Server, instalei no modo next, next, finish, mas ainda recebia o problema de erro na sua instalação, então voltei para internet, e acabei achando uma solução para realizar a sua instalação (AppFabric) utilizando o prerequisiteinstaller.exe. O instalador de pré-requisitos do SharePoint faz alguma configuração, que ainda não parei para analisar no AppFabric, mas faz diferença, então copiei o arquivo de instalação do AppFabric para dentro do diretório prerequisiteinstallerfiles da instalação do SharePoint 2013.

Você pode baixar o AppFabric neste link.


Execute a seguinte linha de comando no CMD em modo de administrador:

Diretório do Instalador> prerequisiteinstaller.exe /AppFabric:”Diretório instalador AppFabric\Instalador AppFabric"


O prerequisiteinstaller irá instalar e configurar o AppFabric e depois irá terminar de instalar os pre-recs restantes sem problemas, conforme podemos ver na figura abaixo:




Bem, não sou especialista em SharePoint, mas essa foi a forma que me virei para conseguir instalar os pré-requisitos, no próximo post, estarei instalando o SQL Server 2012 para o SharePoint 2013.

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário