quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Criando Site com Template de BI no SharePoint 2013

Boa noite, hoje vamos criar um site com o Template de BI do SharePoint 2013, que habilita os serviços do PerformancePoint 2013. Mais informações sobre o PerformancePoint, você acha neste link.


O PerformancePoint Services hoje é um serviço do SharePoint, disponível somente na versão Enterprise, que permite criar dashboards com interações de drill up e  drill down, decomposição de informações, chaves de performance (KPIs), permite exibir relatórios do Reporting Services entre outras opções.


Na minha opinião, a versão 2010, tinha seus prós e contras, como, quando utilizado com cubos do Analysis Services, dava ao usuário final uma vantagem de poder desmembrar as informações de forma rápida e coesa, só que os relatórios e gráficos não ofereciam a riqueza de layout que as empresas tanto pedem nos dias de hoje. Hoje, venho estudando a implementação do PowerView, que em breve postarei aqui no Blog.

Depois de instalado o SharePoint 2013, vamos criar a web application que armazenará o site de BI.






Primeiro temos que acessar a central de administração, então, no menu, clique com o botão direito em SharePoint Central Administration e execute como administrador. Clique em Application Management.


Clique em Manage Web Application.


Podemos ver só só há a Web Application da Central de Administração do Sharepoint. Se a opção UAC do Windows não estiver desabilitada e a Central não estiver aberta no modo administrador, poderemos ter problemas para criar uma web application.


Clique em New  no canto superior esquerdo.



Agora vamos preencher as informações da web application, primeiro, estou criando um novo site no IIS, e defini seu nome como Site de BI no IIS. Não vou definir aqui o host header agora, vamos cria-lo depois. 



Neste caso, vou manter a autenticação integrada utilizando NTLM. Em breve estarei com servidores distribuídos podendo testar o Kerberos.


Aqui mantive as configurações do SharePoint.


Alterei o nome do banco de conteúdo, adicionando o sufixo _BI.


Mantive padrão todos os Service Application Connections.


Clique em OK e espere terminar as configurações.


Clique em OK.


Pronto, já podemos ver a web application criada.




Clique agora em Create site collections, para criarmos o site de BI.


Entre com o título do site e uma descrição, mantive a url da web application.



Clique na aba Enterprise e selecione a opção Business Intelligence Center, entre com o administrador (s) do site collection. Clique em OK.



Já temos o site com o Template de BI criado. Amanhã iremos configurar o PerformancePoint Services.





2 comentários:

  1. Parabéns pelo conteúdo,Luis é bom relembrar velhos costumes, acabei saindo da área, mas sempre que posso volto e vou pesquisando até onde conseguimos chegar com as tecnologias que temos, parabéns pelo conteúdo e obrigado por compartilhar..
    abs,
    João Gonzales

    ResponderExcluir
  2. Cara vc é demais... profissional de ponta. Parabéns. Aprendi mais com vc lendo seus posts do que os cursos q fiz e paguei caro. Muito obrigado!

    ResponderExcluir