quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Verificando Features do Reporting Services e PowerView no site do SharePoint 2013


Bom dia, nosso post hoje é rápido, somente para mostrar como verificar se nossas configurações do serviço do Reporting Services estão funcionais para os sites.

Uma coisa que não esperava, uma vez que ainda não li a documentação do SharePoint 2013, mas que achei fantástico, foi a ativação do PowerView junto do Reporting Services. Venho acompanhando este projeto
desde que a Microsoft havia anunciado a nova solução de relatórios chamado de Crescent, mas quando implementei meu primeiro relatório, fiquei um pouco decepcionado quando vi que as conexões só podiam ser feitas em arquivos com PowerPivot ou uma base do Analysis Services Tabular. Seu uso era restrito ao template do SQL Server Analysis Services PowerPivot 2012, tudo isso no SharePoint 2010.
Enquanto escrevo este post, não cheguei a criar nenhum relatório do PowerView, mas com certeza, será um dos meus primeiros testes.


 No site de Business Intelligence criado nos passos anteriormente, vamos verificar se os contente types do Reporting Services estão disponíveis após nossas configurações anteriores.



Clique em Settings.




Clique em Site collection features.



Como podemos ver, temos as features do Reporting Services e do Power View  estão disponíveis e habilitados no SharePoint 2013, sem ter que instalar o PowerPivot do SQL Server, o que era obrigatório na versão 2010.

Referência da Microsoft aqui.

Falei que hoje era rápido, começar o dia agora resolvendo agenda do trabalho, e depois voltar para acompanhar o segundo dia PASS 24 h - Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário