segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Criando Aliases no SQL Server

Hoje vamos falar sobre um recurso pouco utilizado, mas que na prática, pode otimizar e muito o trabalho quando estamos falando de migração de aplicações e banco de dados entre servidores.
O Alias do SQL serve encapsula a forma de conexão ao banco de dados, funcionando como um apelido para o mesmo. Agora pense, se você tem uma aplicação que se conecta ao banco utilizando uma connection
string, essa connection string aponta em um arquivo webconfig, por exemplo para o Servidor\ProdSql, e você precisa migrar ou realizar o update de versão desta aplicação e do banco para novos servidores, ou somente o banco já é suficiente, você terá que editar o webconfig da aplicação, isto sendo um exemplo bem básico, podemos ter cenários bem piores, dependendo de como a aplicação foi desenvolvida. Vamos dizer que não temos acesso ao arquivo webconfig, vamos precisar da ajuda de alguém que tenha este privilégio. Agora, se estivéssemos utilizando um Alias no SQL Server, isso seria transparente para a migração da aplicação, e o DBA responsável pela migração dos bancos, só teria que configurar este recurso para que a aplicação continue acessando o banco sem alterar nenhum outro arquivo de configuração específico da mesma. Podemos ter dois cenários na criação dos aliases, um onde a aplicação se encontra no mesmos servidor de banco, ou em servidores distribuídos, e ainda podemos escolher entre dois protocolos para realizar a conexão no SQL Server 2012, TCP/IP ou Named Pipe.
No primeiro exemplo, vamos criar um alias no servidor de banco de dados SQL Server.

Entre no Configuration Manager do SQL Server, neste exemplo, estaremos utilizando o Named Pipe para realizar o teste, então, verifique se esta opção está habilitada no servidor de banco.

Nos protocolos de rede da instância do SQL Server, clique com o botão direito sobre a opção Named Pipe e ative o protocolo. Realize os mesmos passos para o protocolo em 32 bits.

Só para lembrar que depois que realizamos esta alteração, devemos reiniciar o serviço da instancia do SQL Server, então cuidado, pois se você for realizar esta operação em ambientes de produção, devemos ver a disponibilidade para essa reinicialização do serviço, uma vez que todas as conexões com o banco serão perdidas durante o processo.

Depois de reiniciado o serviço, vamos criar o aliase, clique com o botão direito e Aliases e selecione a opção New Alias...



Defina o nome do alias, defina o protocolo Named Pipes e entre com o nome do servidor e da instância do SQL (Caso a instância seja default, entre somente com o nome do servidor).



Repita os processo de criação para os clients de 32 bits.



Agora, podemos realizar a conexão no servidor utilizando o Alias. Estou utilizando o Managemnt Studio neste teste.



Pronto, acessamos o SQL Server, e a aplicação ou usuário não precisam de nenhuma informação além de permissão no banco e o nome do alias.



Servidores distribuídos que estão acessando a instância do SQL Server tem seus aliases configurados de forma diferente. Execute o comando CLICONFG.EXE para configurar o Alias no servidor que deseja realizar a conexão.



Neste exemplo, estarei utilizando o protocolo TCP/IP, então, esta protocolo deve estar ativado no SQL Server. Para ativar, é só seguir o mesmo procedimento feito para a ativação do protocolo Named Pipe, lembrando mais uma vez que é necessário reiniciar o serviço da instância em questão. Depois de habilitar ao protocolo TCP/IP, selecione a aba Alias.



Clique na opção Add...



Depois de selecionar a opção TCP/IP, entre com o Server Alias, em Server Name, entre com a conexão do servidor do SQL Server, e defina a porta de acesso. Instâncias nomeadas tem portas dinâmicas definidas por padrão, eu sempre entro nas configurações do protocolo TCP/IP do SQL Server e defino a porta manualmente.



Com o alias criado, é só criarmos um arquivo de extenção udl e testar a conexão. Lembrando que o servidor deve ter o client do SQL Server instalado!



Depois de criado, selecione o cliente que deseja testar.



Entre com o alias criado para a conexão TCP/IP, as credencias de acesso e clique em Test Connection.

Caso haja algum erro de conexão, verifique para ver se as informações passadas para o alias estão corretas, ou se as informações de usuário e senha estão corretas. No meu caso, a conexão foi realizada com sucesso.



No próximo post, vamos instalar o SharePoint 2013. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário