terça-feira, 27 de novembro de 2012

Instalando e configurando o SQL Server Reporting Services 2012 no SharePoint 2013

Boa tarde para quem acompanha o blog. Seguindo com os posts, com o PerformancePoint Services 2013 configurado, vamos instalar e configurar agora o serviço do Reporting Services 2012, lembrando que todas minhas instalações estão sendo feito em um único servidor, e se formos distribuir os serviços em vários servidores, temos que ter em mente que teremos configurações adicionais e que para ambientes de produção, temos que tomar cuidado com licenças dos softwares (SharePoint e SQL Server). Essas configurações adicionais estão tem posts futuros.


A integração do SQL Server Reporting Services 2012 mudou, mas as configurações da versão 2008 e 2008 R2 ainda estão presentes no SharePoint 2013. 


Depois de instalar os plug-ins do Reporting Service 2012, você tem disponível essas configurações na central de administração do SharePoint, mas não vamos entrar em detalhes desta configuração agora.


Execute a instalação do SQL Server 2012 e escolha a opção New SQL Server stand-alone installation or add features to a existing installation.




Neste caso, estamos adicionando as features do Reporting Services em uma instância criada para o SharePoint. Diferente das versões anteriores, estamos utilizando a instalação do SQL Server somente para adicionar os plug-ins. O serviço agora será de responsabilidade do Sharepoint, e não mais um serviço distinto que era utilizado pelo pelo SharePoint.



Selecione as Shared Features Reporting Services – SharePoint e Reporting Services Add-in for SharePoint Products. Note que não estamos instalando o Serviço Nativo do Reporting Services (Peço descupas pela imagem, mas no meu caso, as features já estavam instaladas)




Depois de confirmar os requerimentos de discos, é só verificar a forma de instalação no modo integrado. A opção será Install only será sua única opção nesta tela.  Agora é só confirmar os passos seguintes e realizar a instalação!




Os próximos passos são para a instalação do serviço no SharePoint. Não tentei realizar esta tarefa pela central de administração ainda. Abra o Management Shell do SharePoint 2013 com permissões administrativas.




Execute o comando Install-SPRSService.




Na central de administração, podemos verificar se o serviço do Reporting Services está instalado. Entre em Manage services on server.




Podemos ver o serviço instalado. Você pode iniciar o serviço aqui, mas vou deixar para realizar isso pelo Managemnte Shell. Caso não esteja aparecendo o serviço na lista, houve algum problema na instalação do serviço no SharePoint.




Execute o comando Install-SPRSServiceProxy para criar o serviço de proxy do Reporting Services.



Execute o comando get-spserviceinstance –all | where {$_.TypeName –like “SQL Server Reporting*”} | Start-SPServiceInstance para iniciar o serviço do Reporting Services.




Com isso o serviço será iniciado. Se você não iniciou o serviço anteriormente, é só voltar na Central de Administração do SharePoint 2013 e verificar o serviço iniciado.




Em Application Management, clique em Manage Service Applications para podermos configurar o Reporting Services Service Application. Lembrando que o usuário deve ter permissões administrativas na central de administração.




Clique em New e selecione a opção SQL Server Reporting Services Service Application.
Olha que legal, agora, o responsável pelo serviço é o Sharepoint, como dito anteriormente. Nas versões anteriores, tínhamos que instalar o serviço do Reporting Services, criar uma banco em qualquer instância de SQL Server que o SharePoint tenha acesso, configurar seu web service (ReportServer) e configurar o SharePoint para consumir os relatórios pelo web-service.
Ainda não parei para pesquisar como fica o licenciamento disto para clientes, mas antigamente, era necessário ou uma licença de SQL ou uma licença de SharePoint para realizar a integração em servidores distribuídos. Assim que souber, posto aqui no blog.




Entre com um nome para o Service Application, no meu caso, estou criando um novo pool para autenticação, entre com o nome do servidor de SQL Server (Olha o aliase ai).




Associe a web application que dará acesso ao Reporting Services e a forma de autenticação ao banco. Veja que só pode haver uma web application associada ao Reporting Services Application (No meu caso, só tem uma mesmo).




Com o Service Application do Reporting criado, vamos configurar uma conta no Secure Store Service Application para controlar a autenticação de aplicações ao Reporting Services.





Clique em Secure Store Service no Application Management.





Clique em New.




Entre com as informações solicitadas. É obrigatório especificar uma conta de e-mail.




Entre com o tipo de autenticação, no meu caso, optei pelo Windows user name, então estou usando uma conta de domínio com permissões administrativas no SharePoint. O problema nesta configuração é que a senha não é mascarada, ficando exposta durante esta configuração.




Aqui, você vai configurar os usuários que poderão gerenciar o target application. Usuários Farm Administrator já tem este acesso por padrão.




Pronto, o SQL Server Reporting Service já está configurado e pronto para ser utilizado integrado ao SharePoint 2013. No próximo post, vamos ver as configurações de conteúdo do Reporting Services no site do Sharepoint.

Não deixem de conferir o SQL PASS 24 h que já está rolando desde as 11:00 h de hoje. Abraços!

5 comentários:

  1. Tudo bom Luís, gostei bastante do seu post, mas ainda fiquei com uma dúvida, eu tenho SQL Server Standard instalado nos meus clientes e gostaria de saber se eu posso passar a utilizar o SSRS sem obter alguma licença?

    ResponderExcluir
  2. Se você instalar e utilizar no mesmo servidor de SQL Server, você está ok quanto a licenciamento. Agora, qualquer serviço que esteja distribuído entre servidores, é necessário licenciar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eu estou querendo fazer a instalação em servidores diferentes. Instalei o servidor de banco de dados SQL 2012 em uma máquina, onde instalei a ferramenta do Report Service e no outro servidor instalei o SharePoint 2013, porém não consigo selecionar a opção de colocar o report service no modo integrado ao share point, apenas a opção do modo nativo. Você saberia me informar o que deveria fazer para conseguir trabalhar de modo integrado?

    ResponderExcluir
  4. Euder, bom dia, como você está querendo o Reporting Services integrado ao Sharepoint, o serviço deve ser instalado no servidor de Sharepoint, e não no servidor de SQL Server. Só tome cuidado, porque esta topologia gera licenciamento do SQL Nos dois servidores.

    ResponderExcluir